ALOCAÇÃO                                                                     Retorna ao índice

Em um mesmo processo, pode acontecer que diferentes passageiros optem por itens de venda diferentes. Por exemplo, dois casais que viajem para um mesma cidade podem optar por passeios diferentes no mesmo dia, indo cada um para destino diferente na mesma ocasião. Pode até acontecer de se acomodarem em hotéis diferentes, por falta de espaço ou por preferência pessoal. Podem também iniciar a viagem em uma cidade comum e depois seguir cada um para um local diverso.

Há também o problema de ocupação dos quartos de hotel. Não basta indicar a quantidade de quartos, é necessário especificar quem ocupará cada quarto. Além disso, muitos hotéis permitem que um ou dois menores se alojem no quarto ocupado por adultos, sem custo adicional ou com custo reduzido. Assim, quando há menores envolvidos na viagem, é necessário especificar tambem onde cada menoir irá ficar.

Para atender a todas estas necessidade, utiliza-se a alocação, indicando, para cada item de venda, a quem se aplica o mesmo, por grupos.
Cada grupo pode conter uma sequência de números separados por espaço(s) ou o número inicial e o final, separados por um hífen. Cada grupo encerra com um ';'. Portanto,
1 2 3; 4 5 6; ou 1-3; 4-6;
representam de forma idêntica dois grupos de três passageiros, que poderiam estar ocupando um quarto triplo cada um, ou um quarto duplo cada um, se houver um menor em cada, ou ainda, um duplo e um triplo, se houver apenas um menor.
No caso de hotéis será necessário especificar um grupo para cada quarto utilizado, mas para serviços e passagens aéreas basta um único grupo listando todos os passageiros envolvidos. Por exemplo,
1-6; indica que todos os passageiros 1,2,3,4,5 e 6 optaram por este item, mas
1 3 4 6; indica que apenas os passageiros 1,3,4 e 6 fizeram a opção, e
1-3 4-6; indica que apenas o passageiro 5 ficou de fora do grupo.

Deve-se notar que o número utilizado na alocação é o mesmo número exclusivo que foi associado na lista de passageiros, e que no caso dos hotéis, as idades informadas serão confrontadas com as regras do hotel escolhido para ver se são compatíveis. Por exemplo, se o hotel só admitir um menor gratuito por par de adultos, e a alocação informar dois adicionais em um quarto duplo, será gerada uma mensagem de erro, relatando a inconsistência. Analogamente, se forem alocados três adultos em um quarto duplo, também ocorrerá uma mensagem de erro.