Estados de um processo                                                   Retorna ao índice

-------> Substituído
-------> Cancelado

Iniciado->Cotado->Aprovado->Confirmado->Quitado->Emitido
|----- Cotação -----|--------------------- File ---------------------|

INICIADO
Todo processo inicia na forma de uma cotação. Um novo processo pode ser aberto usando as opções de menu Vendas->Processos->Inserir. Se o usuário atuar em mais de uma filial ou área, estas opções poderão ser selecionadas, caso contrário já estarão automaticamente fixadas na opção adequada.

Após serem fornecidos os dados referentes a agência, agente e outras informações opcionais, tais como referência da agência, título, grupo e subgrupo, uma numeração de cotação será atribuída automaticamente ao se ativar o ícone Atualizar. A numeração gerada é cronológica crescente, segundo o formato AAMMDDnnnL, onde AA-Ano corrente, MM-Mês corrente, DD-Dia corrente, nnn-sequencial numérico diário e L é a letra que corresponde à versão, iniciando sempre com 'A' e prosseguindo sequencialemnte até 'Z'.
Neste momento, o processo estará no estado Iniciado, versão 'A', ainda sem nenhum item de venda.

O usuário então poderá inserir e remover qualquer quantidade de itens de venda.

COTADO
Uma vez relacionados todos os itens desejados, pode-se concluir a cotação, usando o comando "Concluir cotação", o que faz com que o processo passe para o estado de COTADO. Ao mesmo tempo, o texto de uma mensagem para o cliente é disponibilizado, com todos os dados e observações pertinentes. Os itens que constam na cotação passam a ficar bloqueados, não podendo mais ser alterados, uma vez que já foram objeto de mensagem transmitida ao cliente.

Caso alterações se façam necessárias, a cotação deve ser susbtituída, usando o comando "Substituir", que criará uma nova versão (mesmo número, porém com a letra final de versão trocada pela subsequente). Esta nova versão da cotação estará livre para modificações,acréscimos, etc., da mesma forma que uma cotação inicial, devendo ser também concluída e seguindo o mesmo fluxo de uma cotação inicial.

APROVADO
Uma vez que o cliente, após receber a cotação se considere satisfeito com o que foi proposto, poderá aprovar a respectiva cotação. Quando o vendedor usar o comando "Aprovar cotação" um no.de file será associado ao processo já existente. O no. de processo segue a mesma regra de formação cronológica/sequencial que o no. de cotação, porém é completamente independente.

Ao mesmo tempo que um no. de file é gerado, quaisquer itens que disponham de bloqueios disponíveis farão uso dos mesmos, fixando prazo limite pagamento.

Itens que não disponham de bloqueio ficarão disponíveis para exame pelo depto. de reservas para que possam ser solicitados e confirmados.

Para se aprovar uma cotação é necessário que a Lista de passageiros tenha sido elaborada, especificando idades e indicando como os quartos serão ocupados.

CONFIRMADO
Uma vez que todos os itens de um processo aprovado tenham tido sua reserva confirmada, o vendedor poderá efetuar a conformação do processo, através do comando "Confirmar reserva". Uma cópia das mensagens de reserva e cancelamento referentes ao processo pode ser mantida no Arquivo de mensagens para fácil localização.

QUITADO
Um processo é apontado como quitado quando estiver confirmado e integralmente pago.

EMITIDO
Quando os voucher já tiverem sido emitidos o processo passa a indicar esta condição. Os vouchers só pode ser emitido para processos pagos. Quem tiver atributo de SUPERVISOR pode emitir vouchers mesmo sem a quitação.

SUBSTITUÍDO
Como já foi mencionado, uma cotação ou reserva pode sofrer alterações após ter sido enviada ao cliente. Neste caso, uma nova revisão (mesma numeração com a letra final subsequente) será gerada, e a anterior ou anteriores será mantida para fins de acompanhamento e registro, uma vez que já foi transmitida uma mensagem externa baseada em seus dados.

CANCELADO
Cotações e files podem ser cancelados. Para fins de acompanhamento, os itens cancelados são mantidos, com uma linha vermelha sobre os mesmos. Bloqueios são restituídos ao estoque e reservas manuais vão para a condição de "A CANCELAR" para serem processados pelo depto. de operações.