PROCESSOS                                                                     Retorna ao índice

DEFINIÇÃO
O processo é o principal elemento do sistema, contendo um grande número de informações associadas.
De forma similar a uma ficha manual, contem dados diversos, tais como número de identificação, cliente, agente, itens solicitados pelo cliente, lista de passageiros, inforemações de acomodação, cópias de mensagens de reservas e cancelamentos, comissões a pagar, descontos concedidos, observações particulares, valores recebidos, etc.
A principal diferença é que, em termos digitais, todos estes dados se encontram na forma de bases de dados relacionais, permitindo acesso amplo, fácil e rápido a cada um deles, bem como a elaboração de diversos relatórios e acompanhamentos automáticos.

EVOLUÇÃO DO PROCESSO
A partir do momento de sua criação, um processo passa por diversas etapas, nas quais dados adicionais vão sendo agregados até que o mesmo tenha chegado a seu termo. Esta evolução é marcada pelos Estados de um processo, que descrevem a situação presente em que o mesmo se encontra.

TROCAS DE ESTADO
Um processo troca de estado por comando explícito, selecionado através do menu de comandos, que aparece ao ser usado o botão direito do mouse, na tela do processo. O comando deve ser dado preferencialemnte pelo vendedor responsável, porém o supervisor e o depto. de operações também tem atributos para fazer o mesmo.

ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS
O vendedor pode listar e examinar suas próprias pendências através dos relatóriuos individuais, indicando o tipo de pendência no menu Relatórios -> Individual. Por exemplo, para os itens pendentes de reserva seleciona-se a a opção "Reservas".
O supervisor ou o departamento de reservas podem examinar as pendências de todos. Os vendedores estão restritos às suas próprias.